Algumas atitudes que venho tomando vêm mudando completamente a minha qualidade de vida. Há meses venho buscando alternativas para viver melhor comigo mesma, sem tantas cobranças e pressões mentais.
Sabe quando a gente vive no modo automático? Faz as coisas de forma tão intuitiva e natural que dorme e acorda com a sensação de que o dia passou em um segundo? Eu andava assim. Fazia milhões de coisas e esquecia, todos os dias. Isso começou a me prejudicar quando comecei a mudar meu comportamento para confirmar se determinadas tarefas estavam feitas. Coisa boba, do tipo colocar a carteira na bolsa quando já estava em outra cidade ou então de desligar o fogão. Chegava a acordar na madrugada para conferir se a porta estava fechada, por exemplo. A maioria das pessoas lida com essas coisas de forma positiva, mas comigo não funcionou dessa forma. Sentia que as coisas estavam ficando confusas, e que piorava a cada dia.
Felizmente encontrei um vídeo da Liliane Prata, falando sobre Mindfulness e atenção plena. O nome pode soar estranho e curioso, inclusive foi isso que me fez dar o play e conferir o vídeo. Foi a melhor coisa que fiz nos últimos meses! Para quem nunca ouviu falar, vai um breve resumo: Mindfulness, que pode ser traduzido como Atenção Plena, é tratado tanto como um estado mental, meditação. O foco principal é a atenção ao momento presente. Zon Zabat Zinn diz que “Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo.”
Como é?
Basta dedicar uns minutinhos do dia e prestar atenção no momento presente sem nenhum tipo de julgamento. Parar uns 15 minutos e prestar atenção na respiração, na temperatura, nas coisas que estão ao redor. É apenas isso. São atitudes bem simples, mas que só depois de um tempo de prática que a ficha cai e a gente percebe a quantidade de coisas que deixamos passar sem perceber, não só nas tarefas que executamos, mas na vida de forma geral também.
Não aprofundei muito os estudos na teoria porque a quantidade de disciplinas que estou fazendo na faculdade já me tomam boa parte do tempo, mas certamente é algo que quero entender melhor quando sobrar um tempinho. Por isso, vai uma observação: esse post foi só uma dica de algo que funcionou para mim, obviamente o mindfulness tem outros benefícios e outras explicações – essa foi só a minha primeira experiência.
The post Melhorando a memória e a vida appeared first on .